10 dicas para seu filho gostar de ler

Por Simone Lemoscrianças lendo 3

O hábito da leitura é um dos mais importantes que uma criança possa adquirir. E quanto mais cedo seu filho aprender a gostar dos livros, maiores os benefícios. Alguns pais talvez se perguntem se crianças que estão crescendo na era da internet e da TV a cabo ainda poderiam se interessar por livros. Minha resposta é um grande e sonoro SIM! É verdade que hoje em dia é grande o apelo dos tablets, computadores e smartphones, com os quais tudo fica disponível com uma rapidez que não estávamos acostumados em nossa infância. Os diversos canais das TVs a cabo, pensados para o público infantil e teen, também estão aí, competindo pela atenção dessa turma. Mas existe uma coisa que nem o melhor tablet nem o programa mais divertido na televisão darão a seu filho: a chance de imaginar e criar as coisas como ele quiser. E é justamente o que o livro traz a ele. Na medida em que as sentenças vão sendo lidas, a criança vai dando vazão à sua imaginação da forma como bem entender – e não apenas recebendo e aceitando o que já estava criado para ela. E isso dá um prazer enorme.

Os benefícios não param por aí. Além de estimular a imaginação e a capacidade criadora da criança, o hábito da leitura ainda transmite conhecimentos, treina a concentração, aumenta o vocabulário e assim, transforma o pequeno leitor numa criança que absorve mais facilmente o conteúdo escolar, sabe estudar quando chegar a hora das provas, redige bem e principalmente – aprendeu a confiar mais na própria cabeça do que nas coisas vem prontas, o que fará dela um adulto equilibrado.

Quer que seu filho se apaixone por livros? Deixo 10 dicas divertidas, seja para os pequeninos que ainda estão na fase de tentar mastigar as páginas, seja para os maiorzinhos que, com o perdão do trocadilho, já conseguem devorar capítulos inteiros! Risos.

crianças lendo 2

1. Acostume os bebês com o formato do livro incluindo entre os brinquedos aqueles livrinhos fofos de pano ou os de plástico para o banho;

2. Coloque o bebê em seu colo e passe as páginas de livros com imagens coloridas explicando à criança a história;

3. Em vez de simplesmente contar uma história na hora de dormir, escolha um livro apropriado e passe a ler para seu filho. Torne o texto interessante fazendo as vozes dos bichos etc;

4. Cuide para que livros façam parte da decoração de sua casa, tanto no quarto de seu filho como em outros ambientes;

5. Leve seu filho para conhecer as grandes bibliotecas públicas e faça a carteirinha dele;

6. Transforme uma ida à livraria num programa divertido e especial. Deixe a criança passear por entre as prateleiras e escolher alguns livros para folhear. Diversas livrarias contam com espaços designados para a garotada. No fim do passeio, presenteie a criança com o livro que ela escolher;

7. Proponha à criança que ela confeccione o próprio livro. Providencie papel, lápis de cor, canetinhas, revistas para ela recortar figuras etc;

8. Quando a criança maiorzinha mostrar interesse por algum tema, seja futebol, moda ou astrologia, presenteie-a com um livro sobre o assunto.

9. Compartilhe com seu filho aquele livro que leu quando tinha a idade dele e amou. As chances são grandes de que ele vá gostar também.

10. Desenvolva você também o hábito da leitura. Nada como o exemplo!

Imagens: google images

SimoneLemosPovoa

 

 

 

 

 

TAGS:

Compartilhe esse post:
12 Comentários para “10 dicas para seu filho gostar de ler”

    Gravatar Celine Araújo
    1 outubro 2014

    Realmente, Simone, voce tem toda a razão. Parabens pelo texto tão importante.

    [Reply]

    Simone Povoa Reply:

    Obrigada pelos parabéns, Celine! Acredito que bons leitores tornam-se bons cidadãos.

    [Reply]


    Gravatar Alessandra Carvalho
    1 outubro 2014

    Concordo.

    [Reply]

    Simone Povoa Reply:

    = )

    [Reply]


    Gravatar Aline S
    1 outubro 2014

    Belo texto. Instrutivo. Gostei muito.

    [Reply]

    Simone Povoa Reply:

    Que bom que gostou, Aline. Fico feliz!

    [Reply]


    Gravatar Bruna Vargas
    1 outubro 2014

    Faço isto pois penso assim como voce. Na minha casa todos gostam e desfrutam dos benefícios que a leitura trás.

    [Reply]

    Simone Povoa Reply:

    Maravilhoso ouvir isso, Bruna!

    [Reply]


    Gravatar Virgínia Leoni
    1 outubro 2014

    Top esse post!!!!!!!!

    [Reply]

    Simone Povoa Reply:

    Obrigada, Virginia!!!

    [Reply]


    Gravatar Margareth
    1 outubro 2014

    Perfeito, Simone. Como diz uma amiga minha, doutora em lingüística aplicada, quando você cria um leitor, você o está salvando para a vida. E ler é muito prazeroso. Parabéns pelo artigo.

    [Reply]

    Simone Povoa Reply:

    Obrigada, tia Margareth! Realmente, concordo com sua amiga!! A leitura é um hábito tão importante!! Beijos!

    [Reply]


Deixe seu comentário