Ciúmes do bebê que irá nascer?

ciúmes do bebê 2 A chegada do segundo filho é um momento especial para a família, mas capaz de causar algum conflito em casa. Quem dará orientações sobre como agir nesta hora delicada é a psicóloga da infância e adolescência, Dra. Marcilei Marques Trovão de Paula. Além de ter um amplo conhecimento acadêmico, ela tem um jeito pra lá de especial de tratar com carinho cada situação. Não é à toa que já encantou inúmeros casais com suas palestras em escolas sobre educação infantil e orientação aos pais.

Quando um irmãozinho chega, muitas vezes chega junto algum grau de ciúmes no irmão mais velho. Na cabeça da criança, ela imagina que perderá seu espaço, tendo que dividir além de muitas coisas materiais, o carinho, aciúmes do bebê 1 atenção e o amor dos pais. Há crianças que ficam agressivas, choram, fazem birras e até regridem em seu desenvolvimento. Passam a querer novamente a chupeta, a mamadeira, a banheira do bebê… Segundo a Dra. Marcilei, isso pode ser resolvido de maneira bem simples com carinho e compreensão. Os pais devem mostrar à criança que ela não perderá absolutamente nada com a chegada do bebê. Pelo contrário, ela ganhará uma companhia a mais e um grande amigo no futuro. A dica que Dra. Marcilei nos dá é mostrarmos à criança mais velha toda a sua importância nessa hora. Podemos explicar que como ela já é maior, já sabe fazer várias coisas – e que o bebê irá adorar aprender com ela. Devemos mostrar que não é só porque um bebê chegou na casa, que a criança perdeu sua importância. Um modo interessante pode ser reservar momentos exclusivos ao primogênito, como passeios, e nesta hora mostrar que isso só ele pode fazer, já que os bebês ainda são muito pequeninos. Isso fará com que a criança se sinta mais especial na condição de mais velha.

ciúmes do bebê 3

É bom também que a criança participe ativamente deste momento de mudança, antes mesmo da chegada do bebê. Ela pode ajudar a arrumar o quarto do bebê, escolher algumas roupinhas, brinquedos, e quem sabe até opinar na escolha do nome, para que se sinta parte do contexto. Assim, com muito carinho e afeto, a criança não verá mais no bebê uma ameaça e entenderá que o amor dos pais nunca irá diminuir.

CRP 60.554/9

Dra. Marcilei Marques Trovão de Paula Psicóloga da infância e adolescência, neuropsicóloga CRP 60.554/9

TAGS:

8
Compartilhe esse post:
8 Comentários para “Ciúmes do bebê que irá nascer?”

    Gravatar Samira
    16 outubro 2014

    Adorei. Minha cunhada esta passando por isso, esse texto chegou pra nós na hora certa.

    [Reply]


    Gravatar Bruna Macedo
    16 outubro 2014

    Sou fã da Dra. Marcilei. Nunca fui até o consultório dela mas já assisti uma palestra dela na escola da minha filha. Ela é incrível.

    [Reply]


    Gravatar Eliane Pádua
    16 outubro 2014

    Muito bom o post. Realmente esse assunto é de interesse mais do que geral. Parabens.

    [Reply]


    Gravatar Tania S.
    16 outubro 2014

    Cristine, adorei a abordagem . Agora entendi porque você é só elogios pra Dra. Marcilei. Gostei da maneira como ela abordou o tema. Bj

    [Reply]


    Gravatar Maria Borges
    16 outubro 2014

    Fiquei muito bem impressionada com as dicas. São simples mas até a gente chegar nessa equação pode ir muito tempo. Por isso gostei das dicas pois facilita irmos focadas. Imprimi e dei pra minha filha hoje. Deus te abençoe.

    [Reply]


    Gravatar Elzeni
    16 outubro 2014

    Adorei essa visão do assunto. Mais publicações nesse sentido serão bem vindas. Parabens.

    [Reply]


    Gravatar Renatinha Rocha
    16 outubro 2014

    Cris querida, estou acompanhando seu blog e estou amando. Ta super variado. Muito completo mesmo. Estou adorando porque voce nao se concentra num so assunto. Super democrático. Continue fazendo assim, linda. Sucesso e um beijo. Vamos marcar um café.

    [Reply]


    Gravatar Julia Ferraz
    16 outubro 2014

    Adorei a matéria Cris!!! Eu já lancei mão de todas essas táticas!! Deixei que tomassem várias decisões para se sentirem importantes e úteis!! Meu pequeno porém, já me questionou quem será a mãe da irmãzinha dele!!! Bjs

    [Reply]


Deixe seu comentário