Molusco contagioso – entenda essa afecção

molusco 3Por Dra. Karina Nunes

Muito se ouve falar em molusco contagioso. Porém, para muitas pessoas, esse assunto ainda fica um pouco vago. É exatamente por isso que resolvemos dar uma resumida nesta patologia que afeta muitas pessoas, principalmente os pequenos, e que deixam as mamães desesperadas…

Molusco contagioso é uma doença viral de pele e mucosa, causada por um vírus chamado poxvirus. A frequência é muito maior em crianças, porém pode afetar adultos em áreas de pele mais fina.É transmitida pelo contato direto com outros indivíduos portadores da doença, podendo também ser auto inoculável.  As lesões são assintomáticas, mas se inflamadas podem associar-se a coceira e ardência. São caracterizadas por bolinhas molusco 1brilhantes, da cor da pele.

Nas crianças, os locais com maiores incidência são rosto, tronco e membros superiores. Como possui lesões características, o diagnóstico pode ser feito a olho nu pelo especialista. Em caso de dúvidas, pode ser solicitada uma biopsia da lesão.

molusco 2

Os tratamentos incluem: curetagem e cauterização das lesões, crioterapia, aplicação de hidróxido de potássio, dentre outros. É possível ocorrer cura espontânea após evolução prolongada. No entanto, não se deve aguardar para resolução do problema, já que não é possível prever o tempo

de duração do quadro e os tratamentos são muito eficazes, além de sempre haver o risco de transmissão para outras pessoas. Todo cuidado é pouco!!! Fique atento e na dúvida, procure sempre um especialista.

KarinaNunes

 

 

 

 

 

TAGS:

0
Compartilhe esse post:
Deixe seu comentário