Reforço às boas atitudes

reforço positivo Se existe algo que é ponto pacífico é o fato de todas as pessoas gostarem de elogios. Como nos faz bem ouvir que algo está sendo apreciado! Com as crianças é a mesma coisa. As crianças gostam de ser elogiadas, de ouvir incentivos, de se sentirem valorizadas. Por isso, quando fizerem algo corretamente, quando se esforçarem etc, não deixe de demonstrar o quanto você admirou tal comportamento. Isso a engrandecerá e a criança ficará estimulada a se comportar positivamente inúmeras outras vezes.

Exatamente nesta hora, quando vemos a importância de reforçar as boas atitudes, é que vale a pena lembrar que o inverso também ocorre. Tudo dependerá da atitude dos adultos (sejam pais, avós, tios, amigos) diante da situação para que a crianças aja de forma positiva ou com maus comportamentos. Um bom exemplo é o caso das birras. Se a criança faz a birra e percebe que chamou a atenção, ela repetirá esse comportamento, já que conseguiu o que queria: a atenção. O que fazer então?reforço positivo 3

Quando o comportamento da criança for inadequado, devemos deixar claro que ela não agiu como deveria e corrigir, porém sem dar ênfase a isso. Se você der muita importância à atitude incorreta, os pequenos, inteligentemente, perceberão que o ato rende atenção. A tendência será repeti-lo. Assim, o comportamento dos adultos é que precisa ser mais policiado. Devemos cada vez mais elogiar e valorizar cada atitude adequada e minimizar o mau comportamento, que aos poucos passará a ocorrer cada vez menos. A Dra. Marcilei ressalta sempre que o que irá valer para a criança é o comportamento que render mais ibope! Fica claro que devemos validar e reforçar as boas atitudes e minimizar com sabedoria o comportamento inadequado.

MarcieleTrovaoDePaula

TAGS:

1
Compartilhe esse post:
1 Comentário para “Reforço às boas atitudes”

    Gravatar Juliana Arantes
    13 novembro 2014

    Adorei a matéria.
    É isso mesmo quanto mais atenção dermos às birra mais será feita.

    [Reply]


Deixe seu comentário