Seis meses sem compras – quem me acompanha?

Por 22/10/20152 Comments

6meses_coverÉ impressionante como certas fases da vida nos fazem refletir acerca de antigos comportamentos. Podem ser os 40 anos (ok, 42, para quem estiver contando), a crise brasileira, revisão de prioridades, reinvenção da própria relação com o mundo. Me sinto assim – em transformação, e obviamente minha imagem reflete isso dia a dia. Pensando nessa revisão de hábitos e prioridades, decidi ficar no mínimo seis meses sem comprar nada: quem me acompanha?

Somos todas humanas – a carne é fraca e a loja parcela em 12 vezes – passamos muito do nosso tempo admirando, desejando, seguindo nas mídias sociais, recebendo emails e newsletters que nos trazem, a cada minuto, lançamentos que TEMOS que ter. Impreterivelmente. E haja malabarismo no cartão, auto-indulgência, desculpas esfarrapadas para si mesma e para os outros – afinal, aparecer com uma novidade a cada semana chama a atenção daqueles com quem você divide a vida e as contas. E no final, está lá aquele guarda-roupa lindo, recheado, diretamente proporcional à fatura do cartão que você terá que pagar e cheio de looks para festas, jantares e viagens incríveis dos quais infelizmente você não poderá desfrutar – afinal, tudo isso custa e você tem que pagar as roupas que comprou. Faz sentido? Nenhum. Muitas de nós fazemos – sim, sempre. Eu inclusive.

Por isso, minha amiga, quero propor um desafio: ficar no mínimo seis meses sem comprar NADICA DE NADA que vá pro seu closet: roupas, sapatos, acessórios, lingerie, bolsas e afins. Sou contra o consumo? JAMAIS, sacrilégio!! Mas, assim como eu, tenho certeza de que há muita gente por aí se sentindo sempre devendo (pra moda e pra poupança), sempre obrigada a consumir mais e mais, sem critério ou necessidade.

Não sou a primeira a fazer isso – outras vítimas da moda já fizeram e hoje tem uma relação muito melhor com suas finanças, seu guarda-roupas e suas necessidades reais – e não imaginárias, de que a felicidade mora no shopping.

Quem me acompanha? Os looks serão mostrados aqui semanalmente, todinhos montados com o que eu já tenho. O look que ilustra este post faz parte de uma série que fiz com  com o Ateliê Amarelo, da fotógrafa Laura Mazzela. Mas nem todos serão assim, profissionalíssimos: como a proposta é postar toda semana, grande parte das fotos será feita aqui em casa mesmo, amadora e divertidamente. Sempre trarei os créditos, e se eu conseguir lembrar, o ano em que foram comprados. Espero que isso inspire e motive quem precisa se reorganizar: seja por conta da imagem, seja por conta das finanças.

Minha expectativa é, após os seis meses (sim, isso inclui Natal! Meu Deus!!!), eu não só tenha dinheiro sobrando, mas tenha também exercitado minha criatividade ao fazer um look novo a cada dia, compras no meu próprio armário, melhore minha resistência à tentações fashionistas e, ao final destes seis meses, possa saber se REALMENTE eu preciso de alguma coisa nova, ou se é possível investir melhor na própria imagem com as ferramentas que já tenho. Afinal, eu as escolhi: então é melhor usá-las à exaustão!

Vamos começar?

6meses
FernandaDamy

 
 
 
 
 

Deixe um comentário