Sentir dor não é normal!

Por 27/09/2016No Comments
atm_coverOlá! Tudo bem?
Hoje vamos ceder um espaço especial para a Dra. Gisele Alves Borghesi que é Especialista em Disfunção da ATM e Dor Oro Facial.

Dores na cabeça, zumbido nos ouvidos, dores na face, dificuldade na abertura e fechamento da boca, estalos…Esses são apenas alguns dos sintomas gerados por uma DTM (Disfunção Temporo Mandibular).


A DTM pode ser gerada devido vários fatores, como hábitos de apertar os dentes (Bruxismo), mascar chicletes, roer unhas, morder lábios e bochechas, entre outros. Todos esses sintomas associados a ansiedade, stress, depressão ou qualquer situação emocional podem agravar a situação.

O diagnóstico pode ser por causa muscular, provenientes dos músculos da mastigação e articular, provenientes da ATM (Articulação Têmporo Mandibular), sendo que os dois podem estar associados ou não. Sendo que o mais frequente em 90% dos casos é de causa muscular. Se torna mais comum em mulheres e atinge mais de 40% da população.

As dores podem ser local ou a distância, conhecida como “Dor referida” que são identificadas através de pontos na musculatura da mastigação localizada na região de cabeça e pescoço e chamados de “pontos gatilho” ou “trigger points”.

O comprometimento da musculatura pode levar uma pessoa a dores excessivas que vão se agravando, se estendendo para as costas e os braços e devem ser tratadas o quanto antes.

Normalmente, os pacientes se apresentam com dores crônicas, que se manifestam a anos. A questão social, familiar, já estão abaladas e ninguém mais acredita em suas queixas. Esses indivíduos já passaram por todos os tipos de profissionais e nenhuma solução foi encontrada. Até que se encontra o especialista em “Disfunção Têmporo Mandibular e Dor Oro Facial”.

Importante salientar que a DTM não é uma doença e sim uma condição apresentada pelo indivíduo, sendo assim, não existe cura definitiva, mas o controle da situação.

O tratamento se apresenta de forma simples e conservadora, eliminando qualquer tipo de cirurgia ou desgastes dentais. É trabalhado toda musculatura que se apresenta comprometida através de terapias como exercícios, eletro estimulação transcutânea (TENS), agulhamento seco (desativação de trigger points), cognitivo comportamental (eliminação de hábitos), placa miorelaxante (somente como complemento e se necessário), etc.

Por estar envolvido o fator emocional, se torna indispensável para o tratamento uma avaliação psicológica e também fisioterápica, que darão suporte e são essenciais para o sucesso final. Esse se torna um diferencial na Clinica Reluare, não podendo deixar de incluir o tratamento de bruxismo infantil, tendo este o mesmo perfil de tratamento.

A DTM por ser uma questão multifatorial necessita que seja tratada de forma multidisciplinar, facilitando e ajudando o tratamento, fazendo com que o paciente seja visto de forma geral ( físico e emocional). Que suas dores sejam vistas de todos os ângulos e que sua satisfação ao final do tratamento seja completa e feliz.

Essa é a missão da Clinica Reluare, fazer com que todos que a procure encontre ajuda para suas dores, fazendo com que haja sempre “Esperança de Dias Melhores.”

Dra. Gisele Alves Borghesi
Especialista em Disfunção da ATM e Dor Oro Facial

Deixe um comentário