Você sabe o que é Pano Branco?

panobranco_CoverPano branco ou Pitiríase versicolor é uma doença causada por um fungo (micose) que tem o nome popular de pano branco, pois após a manifestação do fungo, deixa a pele com manchas brancas, na maioria das vezes. Esse fungo habita a nossa pele, mas por algum motivo, como baixa imunidade, calor, genética, umidade, se torna patológico e tem predisposição a se instalar em áreas mais oleosas do corpo.

O fungo produz substâncias que impedem a pele de produzir melanina quando exposta ao sol, por isso, muitas pessoas só percebem que estão com o problema quando vão à praia e se bronzeiam. Não significa que a pessoa pegou a micose na praia. Ela já tinha antes, mas só percebeu porque o sol não queima a pele onde está a lesão. Além disso, na praia transpiramos mais, usamos filtro o que torna a pele mais oleosa e propícia para o fungo. Em algumas pessoas a micose se manifesta com lesões avermelhadas ou acastanhadas, dando o nome Pitiríase versicolor (várias cores).

O tratamento da micose é feito com o uso de antifúngicos em forma de sabonete, shampoo, loção ou medicação oral. Dependendo do tamanho, a medicação oral é mais eficiente, mas em geral, o tratamento deve ser feito com esses produtos, que além de combater o fungo, secam a pele.

Algumas pessoas apresentam está micose de repetição. Evite o auto tratamento para não evoluir para resistência fúngica. Converse com seu dermatologista.

KarinaNunes
 
 
 
 
 
 

TAGS:

0
Compartilhe esse post:
Deixe seu comentário