Você sabe qual o melhor sal para usar em casa?

sal_coverVocê sabe qual o melhor sal para usar em casa? Qual sal você pode usar sem trazer tanto prejuízo para sua saúde?

Sabemos que não podemos consumir o sal com muita frequência, até porque um estudo comprova que se reduzirmos 5g para 2g diárias vamos ter uma vida melhor a cada dia.

Saiba um pouco mais sobre o sal que está consumindo:

Sal Refinado: ideal é evitar. Contém basicamente sódio (40%) e cloreto ( 60%), que juntos provocam aumento da pressão arterial, inchaço, retenção líquido. Além disso nao contém nenhum nutritivo.
1 g de sal refinado = 400 mg de sódio

Sal Grosso: Tradicionalmente usado para temperar carnes, o sal grosso evita o ressecamento dos alimentos justamente por não ter passado pelo processo de refinamento. Ele apresenta a mesma quantidade de sódio do sal de cozinha.
1 g de sal grosso = 400 mg de sódio

Flor de Sal: é obtido da parte superior das salinas, antes de serem depositadas no fundo. Pode estar associada a areia, o que permite a cor acizentada. Contém potássio, magnésio.
1 g de flor de sal = 450 mg de sódio

Sal Marinho: sal refinado e o marinho são praticamente iguais, contendo mais de 99% de sódio em sua composição. A principal diferença está no formato dos grãos: enquanto o primeiro é refinado para passar pelo buraco do saleiro, o segundo passa por um refinamento mais rústico, resultando em grãos irregulares.
1 g de sal marinho = 420 mg de sódio

Sal Light: ao contrário do que alguns pensam, o sal Light não tem nada a ver com perda de peso. O sal light pode ser uma boa alternativa para controlar melhor a hipertensão, pois apresenta 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio, permitindo um equilíbrio hídrico portanto, o organismo não retém tanta água e, assim, não leva ao aumento da pressão arterial.
1 g de sal light = 197 mg de sódio

Sal Rosa do Himalaia: é considerado o mais antigo e puro dos sais marinhos. Ele tem quase metade do sódio encontrado no sal comum e possui mais de 80 minerais, tais como cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro. Por conta disso, os cristais ganham tom rosado e sabor agradável e suave.

O ideal é sempre reduzir ao maximo o sal da dieta, mas se não tiver outra opção, dê preferência ao sal rosa do Himalaia.
1 g de sal rosa do Himalaia = 230 mg de sódio

sal_square

KarinaNunes

TAGS:

0
Compartilhe esse post:
Deixe seu comentário