Gestão e Organização do Tempo

tempo_coverOlá meninas, meu nome é Mika Braune sou a fundadora do InstaBlog Dicas Pratik (@dicaspratik) e fui gentilmente convidada pela queridíssima Cris para escrever um pouco sobre Organização e Gestão de Tempo.

Nesta época do ano, parece que faltam horas no dia para realizarmos todas as tarefas que precisamos, não é mesmo? Saber gerir o tempo é saber utilizá-lo de forma inteligente para realizar as atividade que consideramos prioritárias, pessoalmente ou profissionalmente.

Quem administra bem o tempo, aumenta sua produtividade e usarmos menos tempo para realizar mais coisas, é um sonho possível!

Olha que interessante este exercício: pense na pessoa mais inspiradora para você. Aquele ser que é o máximo, referencia, ícone… Normalmente pensamos em pessoas super ocupadas, empreendedoras, multi-task.

E quantas horas você acha que essa pessoa tem no dia para realizar as tarefas dela?

As mesmas 24 horas que você tem. Se ela consegue, você consegue!

Aqui vão 05 dicas de como organizar melhor a sua rotina e concluir todas as suas tarefas do dia, semana ou mês:

1) Comece sempre o dia (ou até a semana) com uma folha de papel em branco

Nela escreva TUDO que você tem para fazer. Eu faço isso semanalmente, acho mais prático. Imprimo a folha do calendário do computador mesmo e anoto as tarefas da semana. Ao acordar pela manhã, pego aquela folha e leio o que ainda me resta para fazer na semana e organizo meu dia em função disso. Experimenta. Ajuda MUITO.

{hoje em dia existem vários APPs para gestão de tempo como Evernote, Any.do e outros, mas eu AMO a folha da agenda ou de um caderno bacana!]

2) Mande a preguiça embora

As vezes a lista de “to do” é tão grande que dá preguiça. Mas faça! Levanta e vai lá resolver o que precisa. Te GARANTO que a sensação pós realização é maravilhosa!

3) Profissão x Pessoal

Somos um ser humano único. Portanto não há como dividir a vida em “isso ou aquilo”. A sua gestão e organização do tempo devem ser tanto para a vida profissional quanto para a vida pessoal. Aquela folha em branco do item 1 deve conter TUDO que você deve fazer na semana.

4) Dá tempo

Já ouviu essa frase “quando a gente quer, a gente faz”?

Pois bem, ela é real. Quando nos propomos a realizar alguma atividade, nós de fato a realizamos. Mas tem que vir do coração. Se vamos realizar “bufando, reclamando, pestanejando” não vai dar certo. E quando vem a vontade do coração, é incrível como o dia rende.

5) Procure unir atividades próximas

Por exemplo: tenho que ir ao mercado, lavanderia, costureira e farmácia. Se a lavanderia é perto da costureira, já faça as 2 coisas “na mesma leva”. Deixe o mercado e farmácia para um outro momento.

As distâncias físicas de um lugar para o outro são ótimas desculpas para não realizarmos alguma tarefa.

 

Enfim, meninas, valorizem o tempo! Valorize ainda mais se você conseguiu realizar suas tarefas e objetivos. E se você ainda conseguiu compartilhar parte deste tempo com as pessoas que você ama, maravilha! Porque o tempo não volta!

Aproveito para desejar um Feliz Natal e ótima passagem de ano para todas!

Um beijo carinho,

Mika Braune

TAGS:

0
Compartilhe esse post:
Deixe seu comentário