Grávida, feliz e linda – saiba o que pode usar na gravidez

gravida 5Por Dra. Karina Nunes

A gravidez é um dos momentos mais importantes da vida de uma mulher, mas quando a questão gira em torno das alterações estéticas indesejáveis, sempre surge a dúvida: que produtos e procedimentos são permitidos e proibidos nessa fase?

Permitido

Filtro solar – Um dos hormônios que dispara na gravidez é o da melanina. Por isso, mamilos, olheiras e virilhas ficam maisgravida 4 escuros. Mas a principal vítima é o rosto, que ganha uma mancha acastanhada conhecida como melasma. Dai aquele nosso bom amigo passa a ser o melhor amigo da gestante – o filtro solar. Não basta aplicar, tem que reaplicar. O ideal é com FPS/UVB no mínimo 30, e PPD/UVA 10, e se tiver cor (proteção física) melhor ainda! Fique atenta às pintas – elas também crescem e pigmentam durante a gestação.

Limpeza de pele – É um ótimo recurso para as grávidas que sofrem com cravos e espinhas.

Drenagem linfática manual – A drenagem pode ser positiva nos casos de retenção de liquido, inchaços nas pernas, diminuir a chance de celulite, mas o obstetra é quem deve recomendar.

Depilação com cera – Como a pele da gestante fica mais vulnerável, é bom utilizar a cera fria ou morna, e não quente demais. Se a pele for muito sensível, opte pela lâmina. Uma esfoliação delicada e o uso de sabonete antisséptico alguns dias antes da depilação evita que os pelos encravem.

Depende

Coloração de cabelo – Jamais use produtos para colorir os fios nos três primeiros meses de gestação, pois a chance de absorção pela pele é maior, o que pode levar a uma má-formação no desenvolvimento fetal. Após o primeiro trimestre, é possível usar tonalizante, desde que livres de amônia e água oxigenada. Verifique se o ambiente é ventilado para não haver inalação tóxica.

gravida 3Creme para combater estrias – Vale apostar em cremes a base de óleo de amêndoas doces, semente de uva e rosa mosqueta. Prefira aqueles com pouco cheiro. Lembre-se: óleo puro não hidrata, o ideal é um bom creme.

Fazer as unhas – O ideal é fazer apenas uma limpeza nas unhas (cortar, lixar e limpar a cutícula) e passar um bom hidratante. Não retire demais a cutícula, pois favorece a entrada de bactérias. Que tal levar seu kit manicure, para não correr o risco de se contaminar com o vírus da hepatite B ou C?

Massagem relaxante – Se for delicada, pode ser favorável para diminuir as tensões.

Creme anti-idade –. Estão liberados os cremes com vitamina C, vitamina E, e ácido glicólico. Peeling Mecânico – Os peelings de cristal e diamante são ótimos para renovar a pele, evitar acne.

 

Proibido

Cremes anticelulite

Depilação definitiva com laser

Alisamento ou relaxamento

Tratamentos com laser

Bronzeamento artificial Autobronzeador – O principal princípio ativo que colore a superfície da pele, o dihidroxiacetona (DHA), pode ser tóxico.

Maquiagem definitiva – Há o risco de os pigmentos introduzidos na pele acarretarem reações alérgicas ou anafiláticas. O procedimento também é doloroso e provoca estresse, incitando as contrações. Imagens: google images
KarinaNunes

 

 

 

 

 

TAGS:

3
Compartilhe esse post:
3 Comentários para “Grávida, feliz e linda – saiba o que pode usar na gravidez”

    Gravatar Larissa G.
    5 novembro 2014

    Super interessantes. Tinha muitas dúvidas quanto a isto!!!!

    [Reply]


    Gravatar Maria Borges
    5 novembro 2014

    Muito esclarecedor. Parabens.

    [Reply]


    Gravatar Simone
    5 novembro 2014

    Gravidíssima que estou, adorei esse post! = )

    [Reply]


Deixe seu comentário