Maquiagem faz bem ou mal para pele?

maquiagem3A maquiagem não faz mal a pele, o que pode fazer mal é o uso errado dela. Por exemplo, a frequência e a maneira com que ela é aplicada pode fazer com que a pele sofra com obstrução dos poros, o atrito causado pelo pincel, esponjas, ou mesmo na remoção da maquiagem pode causar danos a pele, sem contar o acúmulo de resíduos, no caso de uma remoção mais ou menos, que favorece os cravos e a oleosidade.

Existem maneiras de minimizar esses danos, use maquiagens e pinceis de boa qualidade, cuide da sua pele regularmente, limpando, tonificando e hidratando. E, se você usa maquiagem todo dia, não pode ter preguiça. É preciso remover e limpar muito bem a pele, nada de dormir maquiada. Lembre-se sempre de escolher produtos de acordo com o seu tipo de pele.

Como a maquiagem pode fazer bem a pele?

Quem gosta de maquiagem vai adorar saber que ela pode ser nossa aliada. Se usada corretamente, a maquiagem pode fazer bem para pele. Ficou confusa?? Vamos explicar.

– Batons de cores fortes e opacos são excelentes filtro solares. Mas atenção, essas regras não se aplicam ao gloss e batons transparentes. Mas, os batons transparentes, por sua vez evitam que seus lábios se ressequem, mantendo-os sempre hidratados.

– Já o lápis de olho preto e o rímel, podem ajudar a reduzir as chances de catarata. O uso deles diminui a quantidade de luz refletida pela nossa pele, nessa área. Fazendo as chances dessa lesão ocular se diminuírem.

– As sombras, e o blush ajudam no reforço da proteção solar. Sendo assim eles podem e devem ser usados por cima do protetor solar.

– As maravilhosas bases de alta cobertura, também potencializam o efeito do filtro solar, mas isso quando usadas no tom mais escuro possível para a sua pele. Elas também ajudam a evitar machas, o envelhecimento da pele e até melasmas (manchas marrons, de um ou mais centímetros, que costumam surgir na região das têmporas e testa).

Dicas de como passar maquiagem

E como dicas nunca são demais, seguem algumas dicas para aplicação e remoção de maquiagem.

• Lave o rosto com sabonete (usar o tônico na sequência é opcional, mas ele ajuda a fechar os poros e retirar a oleosidade)

• Aplique um creme hidratante ideal para seu tipo de pele

• Espalhe o primer (creme pré-maquiagem que prepara a pele para receber a base. A pele fica mais uniforme e sedosa), opcional.

• Aplique o filtro solar. Este item é indispensável, mesmo nos dias sem sol.

• Aplique o corretivo para disfarçar olheiras e manchas. Mas não espalhe o produto com força. Dê somente uma “batidinha”.

• Espalhe a base. De preferência a uma base de alta cobertura como mencionamos acima, ou uma base com filtro solar.

Dicas de como retirar a maquiagem

• Com um pouco de algodão, aplique o demaquilante específico para os olhos nos cílios – para ir soltando o rímel.

• Com outro algodão, passe o demaquilante mais adequado para seu tipo de pele nas zonas mais oleosas, fazendo movimentos de dentro para fora.

• Não esfregue a pele.

• Pegue outro algodão para limpar as áreas mais sensíveis, como bochechas e têmporas, fazendo também movimentos de dentro para fora.

• Volte a área dos olhos, passando um novo algodão, com movimentos leves.

• Use um cotonete umedecido no demaquilante para retirar os restinhos que acumularam na raiz dos cílios.

• Após tirar tudo, lave o rosto com sabonete, retirando todo o resíduo de demaquilante. Se quiser, aplique um tônico.

Com essas dicas não tem como errar, nem com o que se preocupar.

maquiagem2

KarinaNunes

TAGS:

0
Compartilhe esse post:
Deixe seu comentário