Melasma: inverno época certa para tratar

melasma
A melhor época do ano para se tratar problemas de pele é o inverno. Já que nessa época a incidência solar diminui e os riscos de a radiação solar atrapalhar os tratamentos caem muito.
Pensando nisso, trouxemos esse artigo, para que você entenda melhor como funciona o tratamento do melasma, um problema de pele bem comum, e quais as melhores escolhas.

O que é o melasma e qual o tratamento mais indicado
O melasma são manchas escuras que aparecem na pele, mais comumente na área facial. Mas elas podem ocorrer em outras áreas do corpo, geralmente áreas que são expostas ao sol, como braços e colo. Ele é mais comum em mulheres entre os 20 e 50 anos, e também pode aparecer nos homens. Os tipos de melasma existem são o epidérmico e o dérmico. E os fatores mais comuns que promovem o surgimento deles são, exposição excessiva ao sol, problemas hormonais e o uso de anticoncepcionais nas mulheres, além da predisposição genética. Veja um pouco mais:

Tipos de melasma
• Melasma epidérmico: Ocorre quando há um aumentado de pigmento através na epiderme (camada mais superficial da pele).
• Melasma dérmico: caracterizado pelo aumento de melanina ao redor dos vasos superficiais e mais profundos.
• Misto: Acontece quando se tem aumento de pigmento na epiderme e em certas áreas e na derme.
Existem ainda três tipos de padrão facial do melasma: malar (maçãs do rosto); centro-facial (testa, bochechas, acima do lábio, nariz e queixo); mandibular, na região do queixo e bochechas.

Tratamentos
A primeira coisa a ser feita é procurar um dermatologista. Só um profissional qualificado poderá diagnosticar assertivamente o seu tipo de melasma, e o melhor tratamento. É preciso localizar, com a ajuda de um aparelho, onde a macha está localizada, derme ou epiderme, e só então escolher o melhor tratamento correto. Os tratamentos possíveis para cada local são:
• Região epidérmica: nessa área mais superficial o melasma pode ser retirado com peeling, laser acroma ou mesmo clareadores caseiros.
• Região dérmica: por ser uma área mais profunda é mais difícil remover o melasma. O tratamento indicado é o laser acroma.

Porque o inverno é a época certa para tratar o melasma?
Tanto os tratamentos com laser, como os peelings e clareadores (mesmo os caseiros), quando realizados, não devem ser expostos ao sol. A pele que passou pelo laser ou peeling fica fragilizada e tomar sol pode causar o processo inverso na eliminação das manchas do melasma.
Por isso o inverno é a época certa para tratar o melasma. Nessa época do ano, a radiação solar e exposição ao sol diminuem muito. Mas não se esqueça nunca do uso do filtro solar, ele é indispensável em todas as épocas do ano!

KarinaNunes

TAGS:

0
Compartilhe esse post:
Deixe seu comentário