Orientação Profissional

vestibularOlá!! Tenho visto, principalmente nesta época de final de ano, muitos adolescentes, que prestaram o ENEM e que prestarão outros exames, bastante inseguros e indecisos quanto a escolha da profissão. Vejo também alguns jovens que até se dizem seguros, pois concorrerão a vagas para o mesmo curso que muitos da família já cursaram. Será que realmente é uma vocação?

O que experimento é que muitos destes jovens ainda não amadureceram a ideia quanto a escolha que estão fazendo. Muitos nunca se perguntaram sobre como será o futuro nesta profissão ou sobre o que esperam do futuro. Será que o curso escolhido é a melhor opção para garantir o futuro que cada um almeja? Não digo nem pensando em retorno financeiro, mas digo pensando em rotina, horários, mercado de trabalho… Muitos escolhem cursos porque se identificam com as matérias mas nunca sequer conversaram com profissionais da área para saber o que pensam na prática. Isso é um ponto bem importante pois confronta sonhos com realidade. Quando digo isso, não penso de maneira alguma em desencorajar alguém de correr atrás de um sonho. Até mesmo porque se a pessoa fizer com paixão, não importa o que fará, mas sem dúvida fará de forma grandiosa. E desses profissionais é que a nossa sociedade precisa.

Quero deixar aqui o contato de uma psicóloga que realiza um trabalho muito interessante e completo nessa área. Ela realiza testes vocacionais, além de muitos outros passos super importantes da boa orientação profissional, ajudando o jovem a se conhecer e identificar seus sonhos e aptidões. Ela o coloca em contato com profissionais da área…enfim, dá uma ajuda incrível para nortear a escolha sobre quais os cursos seriam os mais indicados para cada um. Espero que goste da dica. Beijos!!!!

Ela é a Patrícia Senna Astrini, psicóloga CRP – 06/52679-2.

Al. Grajaú, 614 – sala 1408. Ed. Office Grajaú, Alphaville – Barueri, SP.

Tel. 11-99274.3949

patricia@momentoconhecer.com.br

 assinatura

 

TAGS:

0
Compartilhe esse post:
Deixe seu comentário